quinta-feira, 17 de outubro de 2013

MMCC realiza abertura da Exposição Agbará Omi – Força das Águas.


   
   O Memorial da Mulher Ceci Cunha - MMCC, em parceria com a Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, realizará no dia 28 de outubro, as 19h,  a Exposição Agbará OmiForça das Águas. A ideia da exposição surgiu a partir do tema da 7ª Primavera Nacional de Museus que este ano teve como tema - Museus, memória e cultura afro brasileira. 
  Desmistificando o traçado que ainda permanece muito forte nos terreiros,  a exposição irá proporcionar uma reflexão sobre saberes e experiências da participação da mulher na sociedade religiosa da cultura afro, valorizando e impulsionando o pensamento crítico e a diversidade.
   
Sobre a Exposição:

  Agbará Omi – Força das Águas presta tributo ao grande ventre fecundo de onde tudo nasce e para onde tudo retorna, na imagem e representação das ´´Yabás``, Orixás mulheres que são associadas a água por seu poder fecundo diante da terra.
   Pela importância que exerciam em seus reinos ao acalentar toda sorte de necessidade de seu povo quando faziam uso dos elementos naturais de seus domínios, as Yabás também são cultuadas fora de seu território de origem por ser de inerente importância a presença da mulher na sociedade religiosa afro-brasileira assim como na civil arapiraquense.
   Aqui evidenciaremos a mulher fazendo uso de elementos naturais e simbólico-religiosos relacionados ao culto das Orixás. Os elementos comuns a todas as yabás serão as águas, onde todas são cultuadas em forma ou de rios ou de lagos, e nos ´´Igbas`` - cabaças que guardam, assim como o ventre da mulher. A cada Orixá também será atribuído seus elementos simbólicos peculiares e seus domínios na natureza, em silhuetas vestidas a exemplo do arquétipo de cada uma das apresentadas.

A Exposição estará aberta ao público até o final de dezembro no horário de 8h às 18h de segunda a sexta e das 14h às 18h aos sábados. Em seguida será exposta na UNEAL. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!

Atenciosamente,
À Direção.